Welcome Summer Challenge 2024
dom., 30 de jun.
|Ribeira Grande
A WPA irá promover no 30 de junho o evento de boas vindas do verão de 2024. Acesso livre!
Horário e local
30 de jun. de 2024, 10:00 – 19:00 GMT
Ribeira Grande, Canada do Bacharel, freguesia de Rabo de Peixe, concelho da, 9600-174 Ribeira Grande, Portugal
Sobre o evento
O evento decorrerá no WPA Wakepark, no concelho da Ribeira Grande.
O formato do evento consiste na realização de um encontro de caráter recreativo para participantes amadores (Welcome Summer Challenge), sem divisão de participantes por escalões pré-definidos.
O principal objetivo do evento é a divulgação da prática da modalidade na ilha de São Miguel, havendo no recinto condições para quem queira assistir ao evento num ambiente festivo (música e street food).
Para assistir ao evento:
- Para assistir ao evento, o acesso ao WPA Wake Park é livre
Para participar:
- O participante deverá conseguir manobrar a prancha sem dificuldade, percorrer o lago e curvar nas suas extremidades.
- Inscrições gratuitas online, em www.wpa.pt, até 27/06/2024
Categorias:
- Sem categorias pré-definidas
No dia do evento decorrerá ainda no recinto uma campanha promocional de descontos na aquisição de sessões individuais e de packs para a prática de Wakeboard do WPA Wakepark.
Segurança:
- A Wakeproject Azores Lda. é responsável por quaisquer lesões resultantes de desconformidades\falhas do CablePark e dos seus obstáculos;
- Todos os inscritos participam no evento por sua conta e risco, sendo da sua responsabilidade avaliar quaisquer perigos potenciais, bem como ajustar o risco da sua performance ao seu nível de prática;
- Todos os participantes têm de usar colete salva-vidas que garanta a flutuabilidade e forneça proteção adequada contra danos por impacto nas costelas e órgãos internos.
- Todos os participantes têm de usar capacete de proteção.
- Os equipamentos mencinados acima poderão ser disponibilizados pela WPA.
Funcionamento dos heats:
- Em cada heat, cada rider efetua duas “Runs” de 5 voltas cada uma.
- Uma volta ao Cable consiste em arrancar em qualquer parte do topo do lago que se situa junto à torre ativa, ir ao topo oposto do lago, curvar e regressar ao ponto de partida.
- A sequência das “Runs” no heat é a seguinte: todos os riders efetuam a sua primeira “Run” pela ordem estabelecida no heat. Concluída a sequência da primeira “Run”, os riders efetuam a sua segunda “Run” pela mesma ordem que efetuaram a primeira.
- Após um rider terminar cada uma das suas “Runs” num heat, o próximo rider deve estar pronto para que lhe seja passada a “pega”, dando assim início à sua prova. O não cumprimento desta regra pode determinar a desclassificação do concorrente atrasado.
Critérios de avaliação:
- O julgamento da “Run” começa quando o “rider” entra no percurso e termina quando o mesmo sai do percurso.
- Os “riders” são avaliados na sua “Run” pela realização de manobras, com ou sem a utilização dos obstáculos, podendo executar qualquer manobra ou combinações de manobras na ordem que desejarem, durante o decurso da “Run”.
- O julgamento assenta em duas categorias SUBJETIVAS, para chegar a uma única pontuação combinada para cada “Run”, não havendo pontos predeterminados para nenhuma manobra.
- A pontuação é atribuída com base no desempenho técnico e estilo. São assim valorizadas as performances que consigam combinar uma grande variedade de manobras, executadas no seu limite (velocidade, projeção e altura), da forma mais “limpa” possível e com uma transição fluida e suave entre as mesmas.
- Desempenho técnico (50%) - O que é que o “rider” realizou -> Nível e variedade de manobras executadas: Os juízes procuram a variedade e diversidade de manobras numa sequência criativa e fluida. Aos olhos do juiz, o melhor “rider” é aquele que executa uma variedade equilibrada de manobras, com invertidos e rotações, tanto em “heel side” como em “toe side”, com variações da posição regular para “switch”, “blind” e com “handle pass”, usando truques aéreos e obstáculos.
- Estilo (50%) – Como foi o desempenho do “rider” naquilo que realizou -> Tempo no ar, domínio, estilo e controle das manobras: Quão impressionante foi a “Run”? Quão controlado e equilibrado é o “rider”? O “rider” mostra o seu estilo pessoal na manobra realizada? As manobras têm “grab”… por quanto tempo se prolonga o “grab”? As manobras são limpas? Quão boa é a posição do corpo no ar? Quão bons são os “carves”, a aproximação às manobras e o “flow” da “Run”? Os juízes procuram comprometimento e esforço em cada manobra realizada e na “Run” em geral.
- O painel de juízes é constituído por três elementos.
- Cálculo das pontuações: Para cada “Run” de cada “rider”, cada juiz avalia as duas categorias anteriores de 0,0 a 5,0. Estas pontuações são somadas para produzir a pontuação total de um juiz, que fica assim compreendida entre 0,0 e 10,0. A pontuação final da “Run” calcula-se pela média das pontuações atribuídas pelos três juízes.
- Para cada “rider” é descartado o resultado da pior “Run” e a sua pontuação no heat corresponde ao resultado obtido na sua melhor “Run”
- Não pode haver empate entre “riders” do mesmo heat.
Expression session
A Expression Session é um momento posterior ao evento principal, onde se procura promover a evolução dos “riders”, premiando a melhor manobra (mais difícil e com maior risco), sem comprometer o seu desempenho global no evento principal.
Na Expression Session, não existe uma estrutura de heats. Assim, cada “rider” realiza uma “Run” de 2 voltas ao cable, efetuando as manobras que desejar, sendo pontuada apenas a melhor manobra realizada, de acordo com os critérios definidos anteriormente.
Sessões de treino
Até à realização do evento, aos sábados e domingos, das 10 ás 12, a Wakeproject Azores Lda. faculta aos inscritos a possibilidade de realizarem sessões de treino de 15 minutos, pelo valor de 5 €, mediante agendamento prévio.
Agenda
2 horasTreinos dos atletas e sessões para vouchers adquiridos no dia do evento
30 minutosBriefing com os atletas e público