
Para obter direções no sentido de chegar às nossas instalações, por favor aceda à nossa página de contactos por aqui.
O cable park é um conceito amplamente consolidado a nível mundial. Esta solução consiste na instalação de um cabo aéreo que é tracionado por uma força motriz (motor elétrico), que imprime ao cabo um movimento constante e permite a prática continuada. Estes sistemas são normalmente instalados nas margens de lagos naturais ou artificiais, rios ou ribeiras e até em zonas costeiras. Existem basicamente dois tipos de sistemas: o sistema “Full Cable”, circular, onde o cabo gira apoiado em 3 ou mais torres metálicas, permitindo que vários praticantes sejam puxados simultaneamente, distribuídos ao longo do cabo; e o sistema de “Duas Torres”, linear, onde o cabo tem um movimento constante de vaivém, puxando normalmente apenas um praticante de cada vez. O WPA Wake Park é constituído por um sistema de “Duas Torres”.
Todo o material básico necessário para a prática do wakeboard em segurança poderá ser fornecido pela WPA. Porém, poderás trazer o teu próprio material.
A utilização de um colete e de um capacete aproprados à pratica são obrigatórios.
Além deste material de segurança, apenas é necessária uma prancha de wakeboard equipada com as respetivas botas.
No caso da prática no inverno, é obrigatória a utilização de um fato de neoprene.
Aconselhamos que você traga sua própria toalha e fato de banho, para utilizar por baixo do fato de neoprene.
Antes de iniciar a prática de wakeboard é conveniente ter uma ideia de qual a sua posição mais confortável na prancha.
Uma posição dita "regular" significa que o pé esquerdo fica à frente. Uma posição dita "goofy" significa que o pé direito fica à frente. Se já experimentaste algum desporto semelhante, tal como skate, deverás ter já uma ideia da tua posição preferida.
Independentemente da forma que escolhas para começar, quando te sentires mais confortável com a prática de wakeboard, poderás começar a alternar entre as duas posições.
Sendo o nosso cable park um sistema de duas torres, o praticante terá de curvar no final do percurso para inverter o sentido do movimento.
No caso do praticante ser de posição regular, irá curvar à sua esquerda. Caso o praticante seja de posição goofy, irá curvar à sua direita.
(para esclarecimento acerca do tipo de posição na prancha vê a questão anterior)
Para fazeres a curva no final do percurso sem interromperes o movimento, basta já conseguires andar em cima da prancha com alguma confiança e seguir os seguintes passos:
1. Aproximação do final do percurso pelo centro do lago (linha laranja contínua na imagem abaixo);
2. Passados alguns metros dos obstáculos, começar a curvar progressivamente para fora do centro (linha laranja contínua);
3. Parar de curvar centrando o peso na prancha, mas mantendo a intenção de seguir na direção da linha laranja a tracejado;
4. Deixar que o cabo de wakeboard te conduza a fazer o percurso da linha azul;
Para fazeres a curva corretamente, deverás tentar evitar os seguintes erros mais comuns:
1. Aproximar da curva por fora dos obstáculos (linha a vermelho da imagem);
2. Tentar curvar durante toda a linha laranja, sem centrar o peso na prancha na parte a tracejado (parte em que deveremos apenas planar);
3. Tentar forçar a curva da linha azul. O cabo de wakeboard é que deverá conduzir-te pela linha azul;
Os obstáculos do cable park são objectos que se encontram na água, ao longo do percurso da prática do wakeboard, permitindo aos praticantes realizarem manobras estilosas.
A sua utilização só é permitida por praticantes experienciados ou durante sessões de aprendizagem, devidamente supervisionadas.
Antes de iniciar a utilização dos obstáculos, deverá inteirar-se das respetivas regras e restrições de utilização na secção "Regras do Cable Park".