QUEM

SOMOS

WPA Family Original.png
Família, desporto e convívio.

A WPA é um grupo de bacanos que criaram umas cenas maradas de puxar mestres desembraiados por cima de água.

Após vários anos de prática independente de ski aquático e de wakeboard, decidimos elevar esta atividade a níveis superiores, tendo como um dos principais objetivos democratizar o wakeboard na Região Autónoma dos Açores.​

O wakeboard era modalidade inacessível à maior parte das pessoas, por ser necessária uma embarcação devidamente preparada para a sua prática. Os elevados custos com combustível e com a manutenção das embarcações, associados à  falta de locais para a sua prática na região, inviabilizava o aparecimento de qualquer iniciativa para dinamização, expansão e exploração comercial da modalidade nas nossas condições específicas. Necessitávamos de alternativas.

Decidimos então construir um guincho de wakeboard.

Um guincho para wakeboard é um equipamento de utilização comum para a prática em zonas onde não é possível utilizar uma embarcação.

Em 2013 pusemos as mãos à obra e construímos um guincho, acoplando um motor a combustão de 13HP a uma bobine de cabo com cerca de 365 metros. Este equipamento foi testado em novembro de 2013 e, desde então, tem sido utilizado, a título particular, para a prática recreativa da modalidade nas Lagoas das Sete Cidades, como é possível constatar nas nossas imagens nas redes sociais.

Anota%C3%A7%C3%A3o%202020-07-14%20142334
Winch.jpg.jpg

A proximidade que este sistema permitiu com o público em geral, ao contrário do que acontecia com o barco, potencializou a visibilidade da modalidade, tendo sido absolutamente revelador o interesse que as sessões realizadas nas Sete Cidades suscitam.
Visando a promoção da prática do Wakeboard, e procurando também aferir o alcance destas ações, criamos nosso o canal no YouTube e a página no Facebook, cuja adesão foi surpreendente, particularmente pela novidade e espetacularidade para quem contata de perto com esta atividade pela primeira vez. Foi notória a curiosidade despertada, quer por parte de praticantes nacionais, quer estrangeiros, que, face à beleza das imagens divulgadas, nos questionam sobre as
condições locais existentes para poderem vivenciar a prática do Wakeboard. Por outro lado, são também inúmeros os contatos locais, de pessoas individuais, no sentido de poderem experienciar esta modalidade.

Pelo caminho, criamos alguns mini projetos como foi o caso da construção do nosso rail e do nosso kicker (ambos já reformados), os quais nos proporcionaram muita diversão e momentos que não esqueceremos.

BeFunky_null_5.jpg.jpg
1801376_847838911926278_5646513838035338

Porém, a prática da modalidade com recurso ao guincho utilizado não permite a sua otimização, uma vez que, mesmo sendo um equipamento com baixo custo de utilização, muito versátil e portátil, não é o equipamento ideal para aprendizagem (pelo facto da tração ser bastante inconstante e por vezes pouco previsível) e a sua utilização não é eficiente (quando considerado o rácio entre o tempo de prática efetiva e o tempo de reposicionamento do cabo até ao local de arranque).

Em Dezembro de 2016 decidimos dar mais um passo em frente e iniciar um projeto para o estabelecimento de um cable park na ilha de São Miguel. (para mais informações acerca do conceito de "Cable Park", consulte o nosso F.A.Q.)

Infelizmente, este primeiro projeto não foi implementado, devido a trâmites legais relativamente ao espaço previsto para a implantação do projeto. Foi então em 2019 que surgiu uma nova oportunidade para a criação do cable park, mas desta vez, já preparados, criamos com sucesso o WPA Wake Park.

THE WPA TEAM
Raulino Malino

Nascido para o Wakeboard, este atleta é uma grande aposta a nível mundial na modalidade. Manobra favorita: "o mergulho de golfinho".

(o melhor rabo da equipa)

Andy

A melhor praticante de kitesurf dos Açores, sempre que não há vento. Manobras favoritas: "Tropicanço na esteira" (barco) e "aproximação à box" (cable)

Fred "the Shred"

Embora aleijado durante a época passada, continua aleijado esta época. Mas não é isso que o pára.

Manobra favorita: "Face Plant"(o escorpião).

Moga Moga

A wakeboarder com a maior resistência física do arquipélago. Se for preciso aguenta 1 dia inteiro a praticar wakeboard non-stop. Manobra favorita: "heelside frog jump"

Vasko Tony

O atleta conhecido por desenvolver o maior número de manobras a nível nacional. A sua criatividade simplesmente não tem limites. Manobras favoritas: "O milhafre dos Açores", "A fomiga", "O egípcio", entre outras.

DSC_8076_edited.jpg
Manixa3.jpg.jpg